Algumas vezes viajamos por um longo período de tempo, e nem sempre temos alguém para cuidar dos nossos bichinhos. Por isso, levá-los para viajar junto acaba sendo a melhor opção. Este blog veio para te ajudar ter uma viagem mais confortável com seu pet.
Em primeiro lugar, é muito importante fazer um check-up do animalzinho em algum veterinário de confiança. Ele mesmo já pode dar algumas dicas para tornar a viagem mais tranquila para o pet e dar a certeza de que seu grande amigo está de fato bem para fazer uma viagem. Não se esqueça de pedir um atestado de saúde e bote as vacinas do bichano em dia, esses documentos serão necessários para viagens de ônibus e avião.
Também é valioso pensar no comportamento do seu amiguinho de quatro patas. Ele já é acostumado com carros ou aviões? Fica bem na caixinha de transporte? O quão confortável ele se sente em lugares diferentes com pessoas estranhas? Ele tem comportamentos que podem incomodar outras pessoas próximas?
Caso a viagem venha a ser mais estressante do que divertida para o animal, talvez seja melhor repensar a ideia de levá-lo junto. Se for levá-lo, confira as dicas que separamos abaixo para cada tipo de transporte:
A melhor maneira de viajar num carro com algum pet é tendo certeza que eles estão corretamente presos.
No caso de cachorros pequenos, um assento para o carro é ideal. A coleira fica presa no assento e o animal fica confortável durante toda a viagem. Para cachorros maiores, a melhor opção é o cinto de segurança para cães.
No caso de gatos, a melhor opção são as bolsas e as caixinhas de transporte. Vendidas em diversos tamanhos e materiais, é quase impossível não encontrar uma que não atenda às suas necessidades e a do seu felino. Ainda assim, é muito importante lembrar que seu animal deve estar acostumado a ela, para tornar a viagem menos estressante.
Não esqueça de fazer paradas regulares para alimentar e dar água para seu pet.
Para viagens de ônibus é necessário:
Também é recomendado entrar em contato com a companhia de ônibus, que pode acabar por ter suas próprias regras no quesito de transporte de pets, exigindo ou não que o tutor compre assentos juntos para ele e o animal. Mantenha-se sempre informado com as empresas.
Para viajar de avião com animais, é necessário ter conhecimento não apenas das regras da empresa aérea, mas também da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Em caso de voos nacionais, você sempre vai precisar:
Se seu bichinho tiver menos de 10kg, ele poderá ir na cabine com você em algumas companhias. Mas no caso dele ir no porão da aeronave, identifique devidamente o animal e a caixinha de transporte. Algumas companhias aéreas não transportam algumas raças específicas, então se atente a esse detalhe na hora de comprar sua passagem para evitar futuros problemas.
Em voos internacionais, se atente às regulamentações da companhia aérea e do país de destino. Alguns países exigem quarentena para os animais, então o seu desembarque não será junto com seu pet.
É muito importante também identificar o seu pet com os microchips da Animalltag para que, em uma possível ocorrência de perda, ele possa ser encontrado com mais facilidade. Saiba mais clicando aqui.
Agora que você já está por dentro de ótimas dicas para viajar com o seu pet, esperamos que você possa ter uma viagem descomplicada e livre de imprevistos e estresses!